Publicidade

41 3672-1041
QBCAMP@QBCAMP.COM.BR

O impacto positivo da ergonomia na produtividade das organizações

Notícia publica em 03/06/2019

É comum trabalhadores passarem diversas horas trabalhando no espaço físico da organização e compartilhando este com seus colegas e gestores

Quando uma empresa não oferece um bom ambiente de trabalho, acaba podendo afetar negativamente a saúde do colaborador. Na parte física quando não é utilizado adequadamente, por exemplo, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) e não há uma preocupação com a ergonomia, além de poder colocar o colaborador em risco, a organização fica em uma situação vulnerável em relação à multas e denúncias.

Não investir no bem estar e no conforto do colaborador é um erro pois quanto o colaborador está confortável, e bem-disposto, ele acaba sendo muito mais produtivo do que sobre uma situação de estresse.

De acordo com o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde A maioria dos afastamentos por atestado são por doenças osteomusculares, e sofrimento mental (estresse e cansaço). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que de 10 pessoas, 8 terão problemas de coluna em algum momento da vida.

Para evitar isso a empresa deve seguir a ergonomia correta, para por exemplo evitar os problemas lombares, de acordo com o cumprimento da Norma Reguladora 17 (NR 17) que, conforme sua definição, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando um máximo conforto, segurança e desempenho.

O trabalho e esforço do colaborador tem que ser valorizado de uma forma especial, para o melhor desempenho e bem-estar, tendo cuidado com a ergonomia, terá um número menor de afastamentos e um melhor relacionamento com os seus trabalhadores.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-impacto-positivo-da-ergonomia-na-produtividade-das-organiza%C3%A7%C3%B5es?fbclid=IwAR1jLyxYy11xPiJaFp6wYUFuSmTwfdZeAYHk4silbxxuGjlJm8WMEn-upc4

CADASTRE-SE

Receba nossas novidades, informações de cursos e palestras.

Parceiros

Facebook