O Embaixador, como é conhecido o cantor sertanejo Gusttavo Lima, vem dando aula de inovação e empreendedorismo nos últimos dias. A máxima de que quem chega primeiro bebe água limpa nunca caiu tão bem para ele, isso porque foi um dos primeiros no Brasil a ter a ideia de fazer um show de sua casa e transmitir ao vivo pelo YouTube. A primeira edição da live foi um sucesso no Youtube pelas 10 milhões de visualizações e 750 mil acessos simultâneos e no Instagram do cantor, com os mais de 130 mil comentários gerados até agora em um post de agradecimento. Além das doações arrecadadas, mais de 100 mil reais, e dezenas de toneladas de alimentos.

O sucesso da live foi tão grande que abriu caminho para outros cantores como Jorge & Mateus, Xand Avião e vários outros fazerem o mesmo e terem sucesso também. Após grande êxito da 1º live, Gusttavo repetiu a dose e fez a 2º com mais de 7 horas de transmissão e o sucesso foi ainda maior. Em números atuais, as visualizações já alcançaram mais de 50 milhões e cerca de 2 milhões e 600 mil viram ao mesmo tempo. As doações ultrapassaram 1 milhão de quilos de alimentos e milhares de máscaras e luvas de proteção.

Mas seu sucesso com inovações em sua carreira não vem de hoje, em 2018 quando sua carreira já era um sucesso, introduziu o ritmo Bachata, originário da Republica Dominicana, em suas músicas do álbum O Embaixador (ao vivo). Com a mistura de Sertanejo com Bachata, Gusttavo viu sua carreira atingir outro patamar e de lá pra cá crescer exponencialmente. Por isso, o cantor tem muito a ensinar sobre inovação no empreendedorismo, sobretudo no momento atual de incerteza, mas ao mesmo tempo de oportunidade no mercado, que exige dos negócios a capacidade de se reinventar e ser ágil para aproveitar essas oportunidades.

Então, vou mostrar 3 insights que tive com toda essa situação oportuna de ascensão dos negócios no ambiente digital que a crise proporcionou e que o embaixador se destacou.

1. Fique atento às tendências globais

Geralmente tudo que faz sucesso aqui, principalmente no mercado digital, faz sucesso antes nos Estados Unidos, mercado mais inovador e pioneiro no meio digital. Produtos digitais como ebooks, cursos on-line e produção de conteúdo de valor para os clientes nas redes sociais fizeram sucesso primeiro lá para poder explodir aqui no Brasil em 2019. Por isso, esteja atento às tendências de negócios lá fora, não somente nos Estados Unidos, mas em outros países também.

2. Escute seu cliente

Muitos empreendedores não se preocupam em escutar seu cliente, muito menos entender o que ele quer, deseja. Estar em sintonia com o que o seu cliente precisa é um grande passo para o sucesso do seu negócio, pois o que move seu negócio é o cliente.

Uma ótima maneira de criar essa sintonia é perguntar o que eles acham de determinado produto/serviço, questionar em que pode ajudar/melhorar, quais são seus problemas/necessidades, ou seja, dar atenção antes, durante e depois da venda. E as redes sociais é um ótimo espaço para desenvolver isso.

Conhecendo melhor os problemas e desejos dos clientes, você encontra melhores soluções e tem mais chance de ter um negócio promissor. Além de conhecer o cliente, outra forma de aproximar ele do seu negócio é criar frases de efeito, slogans, algo que faça o cliente se identificar com o seu negócio e lembrar dele ao ouvir ou ver essas frases em algum lugar.

3. Aja rápido

De nada adianta você acompanhar tendências, inovações e entender melhor seu cliente se você não executa o que aprendeu ou demora a executar, por em prática as ideias que tem. Uma ideia que só fica na cabeça não tem utilidade. Por isso, execute, faça pequenos testes e acompanhe os seus resultados. E a velocidade de execução das ideias que você tem para o seu negócio é um fator decisivo para obter sucesso em um ambiente que evolui rapidamente como o mercado digital.

Esses três insights usados pelo Gusttavo Lima e sua produção geraram ótimos resultados, ainda mais pelo fato de ter o propósito de não somente entreter o público com o seu show pela internet, mas de ajudar pessoas que mais precisam nesse momento delicado. Essas 3 dicas se bem executadas junto a um propósito maior do que apenas beneficiar seu negócio, mas também gerar valor para seu cliente, colocarão sua empresa em outro nível não só no ambiente digital, mas fisicamente também, pois atrairá mais a atenção do seu público e a retenção dos seus clientes.

A importância do mercado digital para o empreendedorismo é enorme e os micro e pequenos e empreendedores podem se beneficiar muito desse meio e escalar seus negócios em um dos ambientes mais propícios para inovar, crescer e ser mais reconhecido. Por isso não tenha medo de ouvir seu cliente, de inovar, de arriscar. Seja rápido para executar suas ideias e ainda mais rápido para corrigir o que der errado e executar novamente e melhor.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/gusttavo-lima-e-voc%C3%AA-empreendedor?fbclid=IwAR0pZZmIgoZMX4gNd37tSj_8EXV5pcLrq_eTnoNhg_9WiKU7-HzfCd5NJ58