Resultado da edição 2019 do Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil acaba de ser divulgado

Quem são, o que fazem, como atuam os consultores brasileiros? As respostas a essas e várias outras perguntas estão na edição 2019 da pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil, realizada anualmente pelo Laboratório da Consultoria, com execução da Método Estratégia e sob responsabilidade do consultor Luiz Affonso Romano.

Dentre os dados, merece destaque a constatação de que o setor tem se firmado como um grande segmento de pequenos negócios. As pequenas empresas (geralmente, exércitos de um homem só) respondem por 84% dos negócios na área. As gigantes são hoje apenas 1,8%.

Outro dado relevante apresentado pela pesquisa é o do otimismo. A maior parte das empresas do setor esperar crescer ou pelo menos manter a estabilidade no faturamento. Apenas 14,2% dos entrevistados disseram esperar uma queda em seus resultados.

Um negócio ainda dominado por homens

A edição 2019 da pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil mostra também que o segmento ainda é majoritariamente masculino. O estudo mostra que 63,4% dos consultores são homens e 36,6% são mulheres.

Escritório para quê?

Os consultores estão cada vez mais afastados dos escritórios próprios. Segundo a pesquisa, a maioria trabalha no espaço dos próprios clientes (52,5%). Outros 22,9% atuam em home office ou co-workings. Apenas 24,6% mantém escritórios próprios.

Fonte: https://administradores.com.br/noticias/pesquisa-apresenta-raio-x-do-mercado-de-consultoria-no-brasil?fbclid=IwAR0rXz7lMfLcVW5yJmds9zRiSc-oC5RD8ZQ1smr2GTRth_Y6ZjjVM-ZIBIY